 | Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã. | 
— Janis Joplin
|
Influenciada por jazz e blues como Aretha Franklin, Tina Turner, Odetta, etc., fez da sua voz algo impressionante para todos que a ouvem. Ela transmite uma certa espontaniedade, como eu disse, fazendo com que ela se tornasse um ícone dos anos 60.
Janis teve tempo de lançar 4 álbuns, tempo suficiente para que fizesse um sucesso enorme com suas músicas que geralmente se tratava dee temas como dor, perdas ...
Ela se formou em Port Arthur, na universidade de Jefferson High School, nde completou o curso secundário. Quando foi para o Texas, e começou a cantar blues e folk com os amigos. Sua bebida preferida era Southern Comfort, onde seu vício em heroína e álcool aumentou e ela teve de voltar para Port Arthur.
Depois de se recuperar, (segundo ela, drogas e álcool chegaram a ser mais importante do que a música) Janis se aproximou do grupo Big Brother and the Holding Company, onde gravou seu primeiro álbum, porém a falta de sucesso impediu o lançamento oficial, e o álbum só foi lançado após seus maiores sucessos. O ênfase só se deu em comunidades hippies de Hight-Ashbury,e no festival pop de Montery.
Depois de sair, entrou em Kozmic Blues Band, e lançou Cheap Thrills, de maior sucesso. Apesar de que ficou muito conhecida participando da banda anterior, Janis foi ao Woodstock com Kozmic e teve um ganho de disco de ouro em seu álbum com o grupo (I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! de 1969), claro que o disco não fez absolutamente muito sucesso em relação ao Cheap, porém, história é história. Depois de sair de Kozmic, entrou em Full Tilt Boogie Band e lançou Pearl, porém só foi divulgado após sua morte. Pra mim, a melhor música desse álbum é Mercedes-Benz e nada mais!
No Brasil, Janis fez loucuras e foi presa por suas atitudes consideradas anormais: fe topless em Copacabana, nadou nua no Copacabana Palace, cantou em um Bordel, mas ainda assim não se livrou do vício em heroína que era seu objetivo principal em vir aqui. Alguns afirmam que teve um relacionamento amoroso com Serguei, um cantor de rock, em fevereiro de 1970. Também tentou entrar em um desfile de escola de samba, mas os seguranças impediram pois desconfiaram da vestimenta hippie.
Quando estava se preparando para visitar o instrumental da gravação de Buried Alive In The Blues de Nick Gravenite, no dia seguinte iria gravar os vocais, mas como não apareceu no estúdio, seu produtor foi até o hotel e a encontrou morta, no dia 3 de outubro de 1970. Morreu de overdose de heroína e outras drogas além do ácool, foi cremada e suas cinzas foram jogadas no Oceano Pacífico. :(
Para mim, Janis foi tudo, ela é tudo: a voz, estilo, o blues, tudo é perfeito.
Janis sempre foi inspiração de toda menina estilosa e rockeira de verdade, quem não conhece
Janis ...
- Não conhece rock e blues, não conhece este estilo musical
- Não conhece estilo e atitude
- Não conhece Woodstock
- Não conhece boa música (este principalmente.)

  |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário