Quem nunca viu uma mãe que curte um rockinho hein ?! A maioria, não é mesmo.
Para comemorar um dia tão especial, um dia só dela, só da mamãe, marquei Mother de Pink Floyd para fazê-la mais feliz! Vamos ver um pouquinho sobre essa banda ?
Pink Floyd foi uma banda marcada pelas suas letras inspiradoras, filosóficas, marcada pelo rock psicodélico e progressivo.
A banda passou por várias formações até se encaixar no "caminho certo" e também teve vários nomes, entre eles Pink Floyd Sound, Tea Set, The Abdabs, etc.
A mudança constante da formação mudou muito durante todo o tempo, sendo Roger Waters o que ficou desde a formação original.
Syd Barret, um dos primeiros membros da banda foi excluído dos shows quando Roger Waters (baixo), Manson (bateria e percussão) e Rick (revezando nos teclados e vocais) viram que não daria mais certo. Syd aumentava a cada dia mais o uso constante de LSD, e além de tudo, Klose, o ex guitarrista que só gravou um demo com a banda saiu. Chegaram a convidar David Gilmour para tentar recompensar todo o esforço perdido com Syd, porém não aconteceu o que esperaram.
Após a saída de Syd a banda entrou numa era de experimentos e novas descobertas. Gilmour, Waters e Wright contribuíam e revezavam-se nas composições e nas gravações. Waters se inspirava em jazz, enquanto Gilmour preferia blues e Wright deixava se levar pelo psicodélico.
Em Ummagumma podemos ver relevantes toques psicodélicos deixados por Barret, ainda que este tenha saído da banda e ainda que Wright e Gilmour tenham trago outras das diversas características para a banda. Ummagumma foi um dos álbuns mais criticados do Pink Floyd na época.
Atom Heart Mother, foi considerado por Gilmour um lixo, porém, para os fãs ele é considerado um dos álbuns mais inacessíveis da banda e quem dirá do mundo. Foi o primeiro álbum do Pink Floyd gravado com uma orquestra. Enquanto um lado do disco apresentava uma canção de rock psicodélico com esta orquestra de quase 24 minutos, o outro lado abrangia uma canção de David Gilmour, uma de Rick Wrights e uma de Roger Waters. As três em ordem denominadas Fat Old Sun, Sumer '68 e If. Foi um dos álbuns mais desordenados do Pink Floyd, a falta de bons efeitos sonoros e de boas impressões fez com que este ficasse na gaveta.
A era consagrada do Pink Floyd foi quando seus álbuns de sucesso, Wish You Were Here e Dark Side Of The Moon, foram lançados. Este álbuns revelou-se muita dedicação da banda intercalada com melodias excepcionais do teclado de Wright, baixos de Waters e guitarras blues de Gilmour, além dos vocais da banda e de parcerias femininas e saxofones de Dick Parry.
Com a volta de Manson para a banda, e depois de algumas das gravações mais famosas da banda, Waters expulsou Wright da banda, disse que seus vício em cocaína e seu mal desempenho na banda não estavam contribuindo muito, além de que Manson e Gilmour disseram que haviam concordado com a demissão, mas era mentira. Ele foi demitido, mas tocou para terminar o álbum e a turnê como um artista pago.
Em 1987, Waters saiu da banda dizendo que sua capacidade de bons fluidos tinham acabado. Com Gilmour e Manson na coordenação, Waters começou seu trabalhos solo, porém queria se livrar do Pink Floyd, mas Manson e Gilmour tinham seus direitos para continuarem com a banda. Este álbum teve muitas participações, até por que o letrista da banda havia saído. Porém essa era foi a que consagrou um dos melhores álbuns ao vivo do mundo: Pulse. Foi criticado, mas excelentemente foi também aclamado por muitos.
Em 1995, a banda se desfez completamente. Com a saída de Gilmour, Manson não tinha mais por que continuar com a banda, apesar das aparições dos dois juntos também dá-se a impressão de que Waters não queria aparecer mais com a banda e nem Wright.
Curiosidades:
Vários artistas foram influenciados pelo trabalho do Pink Floyd: David Bowie cita Syd Barrett como a sua maior inspiração, o guitarrista Steve Rothery da banda Marillion cita o álbum Wish You Were Here como sua maior inspiração; os Pet Shop Boys prestou homenagem ao The Wall durante uma apresentação em Boston; e várias outras bandas foram influenciadas pelo Pink Floyd como o Queen, Korn, Nine Inch Nails, Radiohead, Dream Theater, Porcupine Tree, The Mars Volta, Tool, Queensryche, 30 Seconds to Mars, Scissor Sisters, Rush, Gorillaz, Mudvayne, Primus e muitas outras bandas.
Há também inúmeras bandas que fizeram um tributo ao Pink Floyd. Em 11 de outubro de 2005, a banda de metal progressivo Dream Theater tocou o álbum inteiro The Dark Side of the Moon em Amsterdã, duas semanas depois, em Londres. Por sua parte, Easy Star All-Stars postou um tributo ao Dark Side, com influências de reggae e hip-hop, intitulado Dub Side of the Moon, enquanto a banda de heavy metal Ministry seguiu o exemplo, nomeando Dark Side of the Spoon em seu disco de 1999.
Mother, Pink Floyd
Mother, do you think they'll drop the bomb?
Mother, do you think they'll like this song?
Mother, do you think they'll try to break my balls?
Mother, should I build the wall?
Mother, should I run for president?
Mother, should I trust the government?
Mother, will they put me in the firing line?
Is it just a waste of time?
Hush now baby, baby, don't you cry
Momma's gonna make all of your nightmares come true
Momma's gonna put all of her fears into you
Momma's gonna keep you right here under her wing
She won't let you fly, but she might let you sing
Momma's will keep baby cozy and warm
(3x)
Oh, baby
Of course Momma's gonna help build the wall
Mother, do you think she's good enough
For me?
Mother, do you think she's dangerous
To me?
Mother will she tear your little boy apart?
Mother, will she break my heart?
Hush now baby, baby, don't you cry
Momma's gonna check out all your girlfriends for you
Momma won't let anyone dirty get through
Momma's gonna wait up until you get in
Momma will always find out where you've been
Momma's gonna keep baby healthy and clean
(3x)
Oh, baby
You'll always be baby to me
Mother, did it need to be so high?
Nenhum comentário:
Postar um comentário