20 de setembro de 2013

Nirvana - 20 anos do álbum In Utero

A 6 dias atrás, In Utero, último álbum gravado pelo Nirvana completou 20 anos de lançamento.

A polêmica sempre esteve acompanhando a banda durante toda sua trajetória: drogas, vícios, músicas e morte. Um dos fatos que não dá pra negar é que o Nirvana é e sempre será consagrado por nós, rockeiros. Querendo ou não, Nirvana foi o ápice do grunge e da Geração X surgida na época.

 

Uma das primeiras bandas que eu comecei a escutar foi Nirvana, meu gosto por essa banda prevalece até hoje justamente pela minha idade e pelo modo de como Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic se encaixaram no cenário Rock'n'Roll.
Hoje temos grande influência do grunge no nosso meio, bandas como Alice In Chains preenchem o cenário desse subgênero que fez história!

O terceiro e último álbum de estúdio da banda, o In Utero de 1993 surpreendeu mundialmente. Músicas que tiveram uma repercussão que já era esperada e desejada pela banda, como Rape Me, Heart Shaped Box, Serve The Servants e All Apologies.

Kurt definitivamente queria algo mais natural e abrasivo. Ele queria algo diferente do típico Nevermind.
Nirvana queria espantar, queria chocar, queria mostrar uma realidade que não era enxergada, que não era na maioria das vezes visível. Mas que era comum.

A música Rape Me é um bom exemplo dessa pura "rebeldia". Na MTV Video Music Awards de 1992, o setlist do Nirvana foi quase alterado de última hora. A emissora queria que a banda tocasse Smeels Like Teen Spirit ou Lithium, mas Kurt insistia em tocar novas e polêmicas canções, Rape Me era uma delas.
Mas a emissora prosseguiu com a opressão contra essa música e Cobain, querendo desafiá-los, cantou "Rape me, rape me my friend ..." antes de iniciar Lithium.

Uma das outras curiosidades desse CD foi que, para ocorrer a venda, Kurt teve que trocar o nome da música Rape Me por Waif Me, já que a censura era "demais para deixar que as pessoas enxergassem a realidade"

** Quer mais sobre o Nirvana ? Clique aqui e acesse o Especial Nirvana no Geração Rock'n'Roll **






Um comentário:

Tainã Almeida disse...

Oi, claro que lembro de você! Mais você trocou a url né?
Seu blog continua perfeito! Confesso que também ando sem tempo de postar.
Você tem face? Me manda seu contato lá nos comentários pra te adicionar.
Aguardo resposta, beijos!